quinta-feira, 1 de agosto de 2019

7 Ideias para trabalhar em casa e como fazer cada uma




Por Rafaella Nascimento

Depois de anos no mercado de trabalho formal você decidiu que chegou o a hora de trabalhar em casa. Seja porque você quer diminuir o tempo gasto no trânsito ou porque deseja passar mais tempo com a família.


Seja qual for a sua motivação, nós separamos várias ideias para servirem de inspiração na hora de escolher a sua novidade atividade.


1. Produção de comida 
Se você é daqueles que acompanha todas e cada uma das séries de tv sobre culinária ou é constantemente citado pela família e amigos para pilotar o fogão nas confraternizações, logo chegou a hora de como ganhar dinheiro com esta habilidade.



 Devido a falta de tempo que assola a maior parte das pessoas, o mercado de comida caseira tem grande potencial de crescimento Como extensão de atuação, existem restaurantes que costumam utilizar serviços de terceiros para casos específicos.


2. Artesanato


Para quem tem boas habilidades manuais e originalidade, o artesanato surge como ótima opção de negócio. São vários modelos de negócios que podem ser desenvolvidos que se encaixam nesta classificação, como formas de ganhar dinheiro em casa


Pintura de caixas de MDF, enfeites de feltro, cartonagem, forração em lona, cerâmica, tela, gesso, sabonetes etc. Neste contexto, a sua imaginação é o limite.


Segundo dados do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, por volta de 85 milhões de pessoas estão envolvidas com artesanato no Brasil. O mercado movimenta em derredor de R$ 50 bilhões por ano, representando 3% do PIB brasileiro.



 Então, trata-se de um mercado com bastante movimento no país.


Agora, se você já domina alguma técnica, deve compartilhar sua experiência oferecendo cursos também é uma opção.


Dependendo do gênero de curso, você deve oferecer as aulas através da internet, utilizando alguma plataforma como Udemy ou Hotmart. Vale a pena notar que essa classe de curso é chamada de infoprodutos, ou produtos digitais onde poderá também ter pessoas vendendo seu curso ganhando por porcentagem que você escolhe pagar caso seja vendido.


Entre as formas, mais comuns de vender artesanato na internet, estão os sites mercado livre e OLX que, permitem boas vendas.


As redes sociais também aparecem como uma boa opção de propaganda. Crie uma página no Facebook ou uma conta no Instagram especial para a sua atividade e, devagar, monte o portfólio do seu trabalho.


3. Venda de produtos importados


Trabalhar com a venda de produtos importados vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas que optam por trabalhar em casa. Seja com roupas, eletrônicos ou utensílios domésticos, historicamente o consumidor brasileiro tende a valorizar o produto importado.


Uma das formas tradicionais de trabalhar com produtos importados é através da compra direta com o fornecedor. Neste caso, você deve conseguir preços, mais e vender num valor acima que cubra os gastos.

A vantagem da importação direta está na garantia do controle de qualidade dos produtos. A principal desvantagem neste caso é a necessidade de um espaço para o estoque de produtos.



 Aliás, existe a necessidade de um investimento inicial.


Outra forma de trabalhar no ramo é através do Drop Shipping. Neste caso, você deve gerar uma loja disponível ou anunciar nas redes sociais. Depois ver o produto anunciado nas redes sociais, o comprador faz o pedido e efetua a compra com você.



 Somente depois o pagamento conformado pelo comprador, e a retirada do seu lucro, é que você irá fazer o pedido ao fornecedor. O pedido será logo processado e enviado de forma direta para o endereço do cliente.



 Deste modo, você não precisa ter estoques de produtos, não tem o trabalho de embalar ou enviar pelos correios. Outra grande vantagem desse protótipo de trabalho está na possibilidade de aumentar a variedade de produtos ofertados.


A principal desvantagem está no impedimento de ter aproximação ao produto vendido. Aliás, você resta refém do prazo de entrega estipulado pelos fornecedores que, em pequeno número de casos, deve ser realmente longo. Para evitar a contrariedade dos compradores, é recomendável deixar explícito o prazo de entrega na hora de publicar os produtos.


4-Telemarketing / Vendas / atendimento ao cliente


Outra classe de trabalho que pode ser feito em casa e vem crescendo como opção para grandes empresas é o telemarketing ou atendimento ao cliente. É muito provável que você já tenha sido atendido pelo telefone por alguém que estivesse falando da própria casa.



Empresas que adotaram atendimentos nessa modalidade em seus departamentos comerciais, tiveram aumentos significativos nas vendas.



Como qualquer outra classe de trabalho em casa, é necessário se organizar e sustentar uma disciplina se quiser ser bem-sucedido. A forma, mais simples de localizar vagas deste classe é fazendo pesquisas em sites de empregos como este aqui.


5-Conserto de roupas



O conserto de roupas é uma das atividades, apesar das oscilações da economia do país. Em tempos de crise, é natural que a boa parte das pessoas opte por fazer ajustes nas roupas em vez de adquirir artigos novos.


tendo vista que o usuário considera na hora de selecionar um serviço de conserto de roupas é a comodidade. Se você pretende iniciar este negócio, lembre-se de que a maior parte dos compradores são motivados pela beleza. Assim sendo, nem sempre o preço é definitivo.


Em termos de investimentos iniciais, destacamos a máquina de costura. Este item varia de preço, mas é importante te para quem vai iniciar, a opção deve ser uma máquina usada. Neste caso, utilize os serviços de páginas como o Mercado livre ou OLX para sua busca.


Além dos consertos, a personalização de roupas desponta como um serviço que deve ser prestado. Este serviço é chamado pelo nome de customização.


O cliente deve aparecer com várias roupas para serem transformadas. Aquele vestido pouco utilizado deve virar uma blusa e uma saia, por ex.


Como estratégia para manutenção de compradores, crie promoções para os mais antigos. Mantenha a motivação do cliente para retornar.


Para a conseguir novos compradores, ofereça descontos pela primeira vez que o usuário chegar. Use sua originalidade e ofereça seu diferencial.

Por último, porém não menos essencial, mantenha sua presença nas redes sociais. Presentemente, toda a classe de negócio deve se beneficiar com a presença na internet.


6- Administrador de redes sociais


 Enorme desenvolvimento das redes sociais colocou o Administrador de Redes Sociais em uma posição fundamental na estratégia de negócios das empresas.

Além de trabalhar na consolidação da marca, o Administrador de Redes Sociais fica responsável pelo relacionamento com os compradores.


A atividade, mais evidente do Administrador de Redes Sociais é a produção de conteúdo. Desta maneira, a originalidade é fundamental nesse formato de trabalho. Também é essencial saber ferramentas precisas para a produção de vídeos, imagens e textos.



Seja para reclamar, elogiar ou tirar dúvidas, a preferência por este meio de notícia está qualquer dia maior.


A estudo de métricas também faz secção das atividades desse profissional. É bastante essencial que seja fluente nos indicadores de qualquer rede social. De forma, este se torna capaz de fabricar informações relevantes para o negócio da empresa.


A habilidade com a escrita também é fundamental para a realização da função. Seria bastante repugnante achar falhas de escrita em uma página do Facebook em nome da empresa.


Com o crescente número de redes sociais diferentes (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube, Pinterest, etc.), é necessário que este profissional possua um ressaltado nível de organização. Assim sendo, será capaz de sustentar o fluxo de publicações sem se perder.


Para quem está iniciando, procure empresas de pequeno ou médio porte. Apesar dos ganhos serem primeiramente menores, o volume de trabalho deve ser pequeno. De forma, é provável lucrar com a quantidade de empresas atendidas.

7-Afiliado de produtos digitais

Se tornar um afiliado de produtos digitais significa lucrar uma porcentagem sobre a venda de um produto na web.


Do lado do produtor do produto, esta é uma forma de ampliar os canais de vulgarização e vendas. Para o vendedor (afiliado), deve se tornar um criador de conteúdos indicando posteriormente os produtos relacionados onde pode promover em redes sociais e sites.


A mecânica de sistema de afiliados funciona assim....
Através do cadastro para divulgar os produtos recebera um link com um código único onde quando fizer vendas recebera sua comissão.


Deste modo, é possível identificar o afiliado caso a compra seja efetivada pelo cliente no site do produtor.


As técnicas para se tornar um afiliado de sucesso são principalmente as mesmas técnicas de venda consagradas no mundo offline. Assim sendo, você deve se beneficiar de todo conteúdo do produto e estudar.


Tenha em mente que você será capaz de produzir valor para o cliente, e falar sobre assuntos que domine e goste.


Lembre-se de que um afiliado precisa: tirar dúvidas, falar dos benefícios e desvantagens, saber o perfil do consumidor indicado, mostrar alternativas para possíveis limitações e confrontar marcas diferentes do mesmo produto.

Veja também este artigo com 18 ideias para ganhar dinheiro em casa